Você está satisfeito com o faturamento da sua loja de conveniência? Quer saber como aumentar o seu faturamento? Então você veio ao lugar certo. Algumas estratégias comerciais podem ser muito bem exploradas e, aqui, você vai aprender a aumentar o faturamento da sua loja de conveniência.
É preciso alinhar objetivos, marketing, mix de produtos, direcionamento e público, sem falar nas questões administrativas, para obter um faturamento cada vez maior. Pode parecer muita coisa, mas não se preocupe. É perfeitamente possível.
Depois de ler o nosso post de hoje, você terá todas as armas necessárias para aumentar o faturamento da sua loja de conveniência começando imediatamente. Preparado? Vamos lá!
É preciso entender a diferença entre faturamento e lucro
Esses são dois termos que passam por muita confusão. Apesar de designarem fatores muito diferentes, ainda é comum que essa diferenciação não esteja tão clara na mente dos gestores.
Faturamento é a soma de todos os valores que a empresa recebe. Ou seja, tudo o que entra com as vendas. Isso inclui serviços e produtos, tanto os principais quanto os adicionais.
Já o lucro é o que sobra do faturamento depois que a empresa pagar o custo. Toda atividade tem um custo para ser exercida. A loja de conveniência precisa comprar os produtos, fabricar o pão, se tiver padaria, pagar os colaboradores, as contas de energia e água, entre outras obrigações.
Depois de tudo isso pago, o que sobra de dinheiro que veio do faturamento é o lucro. Por isso, o principal objetivo é aumentar o faturamento, mas sem aumentar os custos e despesas. Dessa forma, o lucro será maior.
Mas, então, como aumentar o faturamento da sua loja de conveniência sem aumentar os custos e gastos?
Com algumas estratégias e processos, aumentar o faturamento não é uma tarefa tão complexa quanto se pensa.
Vamos dar algumas dicas sobre o que você pode fazer para obter bons resultados em seu faturamento e, consequentemente, em seus lucros.
1. Saiba quem é o seu cliente
Um erro que diversas empresas de todos os setores cometem é não saber qual o perfil de cliente que possui. Isso acaba deixando passar muitas oportunidades e arruinando outras. Sem saber quem é o seu cliente e quais as preferências dele, você não consegue fisgar o seu interesse de forma eficaz.
Ao saber quem é o seu cliente, você poderá direcionar produtos, serviços, benefícios e marketing de forma correta. A eficácia dessas ações é uma forma de aumentar o faturamento da sua loja de conveniência.
Para conhecer seu cliente, você pode pedir que eles respondam rápidas pesquisas na internet, dêem uma opinião sobre a loja, sugestões, reclamações, entre outras ações. Em último caso, se você tiver dificuldade com isso, contrate uma empresa de marketing especializada.
Contudo, esteja ciente de que isso vai diminuir sua margem de lucro. O lado bom é que você precisará fazer isso somente uma vez, a menos que seu público mude frequentemente, o que não costuma acontecer.
2. Melhore sua gestão de estoque
Sabia que o estoque é um dos maiores responsáveis pelos lucros ou prejuízos de uma empresa? Se você quer aumentar o faturamento da sua loja de conveniência, precisa garantir que sua gestão de estoque está sendo feita da melhor forma possível.
A entrada e saída de mercadorias deve ser controlada com olhos atentos. Primeiro, é necessário realizar um balanço e cadastrar todos os produtos em sistema. Depois, o estoque deve ser organizado e separado em seções, para então criar procedimentos de controle.
Uma boa dica é utilizar o sistema PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) para evitar que os produtos vençam no estoque. Normas e regras sobre quebras e perdas também são necessárias para diminuir essa taxa.
3. Seja a melhor opção para o seu público
Se você seguir o primeiro passo, já vai saber quem é o seu público e do que ele gosta. A partir daí, basta organizar sua loja de conveniência para que ela ofereça exatamente o que seu cliente procura, sendo a primeira opção para ele.
Isso inclui o layout da loja, o mix de produtos oferecidos, as promoções, descontos, diferenciais e atendimento.
Todos esses fatores influenciam na decisão do cliente. Ele pode preferir sua loja de conveniência ou a mais próxima fora a sua. Se você quer aumentar o faturamento da sua loja de conveniência, certifique-se de ser sempre a primeira opção para seu público.
4. Invista em marketing da forma correta
Primeiro, faça uma análise sobre quanto você está investindo em marketing. Com este orçamento em mãos, avalie as opções de marketing digital. Elas são extremamente eficazes, apesar de serem subestimadas pelo mercado.
Campanhas de marketing feitas nas mídias sociais e nas páginas de busca dão retorno rápido e custam mais barato. Além disso, você pode engajar seus seguidores nas mídias sociais sem precisar gastar nem um centavo. Um blog ajuda ainda mais.
Conheça as estratégias de marketing digital para aumentar o faturamento da sua loja de conveniência de maneira eficiente. Você pode até se surpreender com os resultados.
5. Estabeleça metas e métricas
Você só conseguirá acompanhar a evolução do faturamento da sua loja de conveniência se tiver metas bem definidas e métricas para verificar o andamento dos resultados. As metas podem ser financeiras, mas é ideal que você tenha também outros tipos de metas, como ticket médio, conversão, itens por venda, entre outros. Use métricas para acompanhar os resultados de perto e você está no caminho certo.
6. Tenha um software de gestão especialmente projetado para lojas de conveniência
Se você utiliza um software genérico, ou não utiliza qualquer software de gestão, você está ficando para trás rapidamente enquanto seus concorrentes disparam. O software de gestão que é projetado especialmente para lojas de conveniência e postos de combustíveis possui funções exclusivas que outros softwares não possuem.
Como um excelente exemplo, o Petros é um software especialmente desenvolvido para postos de combustíveis e lojas de conveniência. Nele, você encontra diversas funções que automatizam ou otimizam diversas tarefas rotineiras da sua loja de conveniência e seu posto de combustíveis.
Setores como estoque, financeiro, administrativo, vendas, compras e contabilidade são enormemente beneficiados, diminuindo o esforço que você precisa gastar com eles e, consequentemente, aumentando o faturamento.
Se você realmente quer aumentar o faturamento da sua loja de conveniência, precisa garantir que ela esteja operando com as melhores ferramentas, capazes de fazer o que as outras não fazem. Conheça o Petros agora e solicite uma demonstração gratuita de todo o seu poder!